Breve história da PROFINT
uma realização  pioneira em Aracaju.  

A Clínica-escola Profissionais Integrados Ltda.- PROFINT, é uma instituição que foi nascendo aos poucos de um sonho que foi se concretizando ao longo dos anos, projetada pela psicóloga Cybele M. Rabelo Ramalho. Ao se formar em Psicologia em 1981, na UFPB, retornando a Aracaju (sua terra natal, onde ainda não havia faculdades de Psicologia), ela já esboçava este sonho. 

Nesta década,  lutou muito para desenvolver um trabalho pioneiro de Psicologia, e criou uma clínica multidisciplinar chamada CRESÇA. Esta, não durou muitos anos; a comunidade Sergipana ainda desconhecia a importância da Psicologia, até que finalmente em 1990, ela começou a ensinar na Universidade Federal de Sergipe e participou da construção do primeiro curso de Psicologia do Estado, que nasceu, finalmente, em 1991.  

Foi em 1985 que, juntamente com o psicólogo Alberto Garcia (In memorian) e alguns colegas, trouxe para Aracaju o primeiro curso de Formação em Psicodrama, em parceria com a Sociedade de Psicodrama da Bahia (SOPSBA), chancelada pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Na década de 1990 ela liderou um movimento que resultou na criação, em 1994, da clínica-escola PROFINT, em sociedade com seu marido, Idalton Martins. Nela, haviam consultórios onde trabalharam alguns dos primeiros psicólogos formados pela UFS, seus ex alunos, além de uma equipe multidisciplinar com médicos, fonoaudiólogos, etc., funcionando na Rua Riachuelo, 1479, bairro Cirurgia. Ali também acontecia a formação dos novos psicodramatistas de Aracaju, ainda atraves dos  professores baianos, Paulo Amado e Romélia Santos,  quando Cybele passou a compor esta equipe como professora, ao receber a sua titulação como supervisora de Psicodrama da FEBRAP, em 1992. 

A partir de então, em 1993  a convite da diretoria da FEBRAP, desenvolveu um projeto comunitário em Aracaju (“Projeto encantando o turista” - formação profissional de jovens carentes na cidade de Aracaju). Mediante o sucesso deste projeto, realizado com a ajuda de um grupo de alunos de Psicologia da UFS, resolveu fazer a chancela da FEBRAP e se desvincular da SOPSBA, iniciando assim um projeto que incluiu outros cursos de formação profissional, criando também o SAC - Serviço de Atendimento à Comunidade carente, a preços simbólicos. 

Assim, na década de 90,  a clínica passou por muitas dificuldades financeiras, necessitando sair do aluguel da casa da Riachuelo, para reduzir-se a apenas uma sala no seu consultório privado, localizado no Clinical Center, sala 407, praça da Bandeira. Nesta época, tinha apenas a colaboradora Jicelma Lima como secretária; a colega Glauciane A. de Andrade, que colaborava coordenando o SAC e  Idalton Martins, na administração financeira.  

No entanto, nos primeiros anos do novo século, de 2000 em diante, a clínica foi retomando seu crescimento, com a formação de novos psicólogos em Aracaju, que buscavam já na Profint um refúgio para iniciarem seus atendimentos clínicos, ou aperfeiçoarem a sua formação em Psicodrama. 

A clínica crescia e precisava de espaço próprio. Assim, foi quando Cybele recebeu uma casa que seria a sede da clínica na Coroa do meio, fruto da herança dos pais, os saudosos Dr. Balduino Ramalho (advogado) e Maria Lisette Rabelo Ramalho. Ao receber esta antiga casa de praia familiar, em 2005, ela juntou todas as suas economias e energias para ali fazer funcionar, mais uma vez, uma clínica multidisciplinar, tendo como viga mestra a Psicologia, assim como montar uma nova equipe de trabalho. O sonho não havia acabado. 

Ela e Idalton fizeram juntos a primeira reforma,  que permitiu um melhor funcionamento do novo espaço. Com o crescimento gradativo, em 2012 e 2013, com a chegada da sua sobrinha, a psicóloga Vanessa Ramalho F. Strauch a Aracaju,  (para assumir a coordenação técnico- pedagógica da instituição) e a consequente ampliação da equipe, resolveram realizar uma ampla reforma na infraestrutura, através de financiamentos bancários. 

Esta ampla reforma, que durou cerca de 3 anos, finalmente foi concluída em dezembro de 2016. Com a  ampliação do espaço físico, surgiram os Cursos de Formação em Arteterapia (em 2014), o de Psicologia Analítica (em 2015), o de Psicoterapia Infantil (2016) e o de Casal e Família (em 2015). Seu corpo clínico cresceu consideravelmente e sua equipe de colaboradores,  também. 
A clínica tem atualmente uma média de 50 profissionais, além de uma equipe com cerca de 10 colaboradores. O ideal de construir um espaço onde a saúde mental fosse cuidadosamente promovida, cresceu com a colaboração de muitos colegas, funcionários e ex alunos da prof. Cybele Ramalho, que abraçaram este projeto; mas em especial com o apoio e a participação efetiva de seu esposo e sobrinha. Um grande sonho não se constrói sozinho, e se refaz com a energia de renovação, por muitos anos, de vários espíritos e mentes. 

Hoje, a PROFINT já promove o diálogo entre a Psicologia e a Arte intensamente, incluindo nas suas dependências a Galeria Arte Fantástica, onde Cybele Ramalho (também artista plástica) e vários artistas, expõem seus trabalhos. O objetivo maior é oferecer ao nosso cliente um ambiente saudável, familiar, acolhedor, embelezado de arte, que transpire criatividade e paz. Este é o primeiro passo para que o cliente se sinta encorajado e acolhido em seu processo de crescimento emocional.

Contate-nos

(79) 3021-0757 | 99899-4563  ou  contato@profint.com.br

 

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta                Sábado       
08:00 às 22:00h          08:00 às 18:00h


Endereço

Rua Poeta José Salles de Campos, 794

Coroa do Meio, Aracaju - SE, 49035-650

Contate-nos
  • w-facebook

© 2020 | Profint | Todos os direitos reservados.